Editorial
Puro Enduro...
Num passado recente, se você ouvisse falar de Monte Verde – MG , seria por uma das seguintes razões; cerca de 170Km de São Paulo, frio, destino romântico. Isso foi antes, porque agora algo novo está colocando Monte Verde no Mapa das Trilhas do Mountain Bike.
A MTB Monte Verde nos presenteou com uma de suas trilhas secretas. È o nirvana para aqueles que buscam fluidez, tipo montanha russa, drops naturais e paisagem de tirar o folego.
E sobre as subidas? A parte dolorosa que um biker tem suportar, pois a volta da trip é dolorosa. Mas a recompensa e garantida!
Imagine um ziguezague perfeitamente esculpido pela natureza, com curvas não muitos apertadas e não muito íngreme, quase sem precisar de esforço. Imagine uma trilhas com essas curvas rodeadas de mata atlântica ainda intocáveis pelo homem. Imagine trilhas que permitam pequenos descansos para a contemplação, deixando de pedalar.
Você não precisa mais imaginar, esse pedal existe! Essas trilhas são as novidades que está colocando Monte Verde, como um local perfeito para a prática do All Mountain, guiadas pela MTB Monte Verde.
Partimos de São Paulo no sábado por volta das 14horas, em média são duas horas e meia de viagem até Monte Verde – MG. Fomos em 4 amigos, Marius, Paulo Cesar, Wesley “tempo” e Junior Aroldo da The Bikes Jundiaí.
Chegando na cidade fomos encontrar um ilustre biker, conhecido de muitos. José Lito Cardoso Daminhão e alguns amigos (Jeronimo & Guto) que se juntaram a trip.
Sabíamos que nossa trip seria pesada, fomos logo para nossa base o Poncianos Backpackers, um pico criado para hospedar mountain Bikers. Vejam com mais detalhes aqui www.poncianosbackpackers.com.br.
Texto: Marius A Silva
Fotos: Marius A Silva & Wesley Viana
Galera relaxando e esperando o rango.
Se liga na fome da rapaziada!
Se preparando...
Depois de ter matado a fome, cada um procurou relaxar, preparar suas bikes para um dia de muito Mountain Bike.
O grande mecânico de bike da The Bikes jundiaí, Junior vieira consertava sua câmara de ar reserva.
Logo pela manhã fomos presenteados com esse visual!
Galera reunida, pronta para o pedal! Da esquerda para direita;
Jeronimo, Paulo Cesar, Wesley, Guto, Marius & Junior.
Saímos do centro de Monte Verde em direção a entrada da trilha. 10 minutos pedalando numa estrada entre mata virgem e reflorestada chegamos ao marco zero do nosso rolê.
Nossos amigos Junior e Jeronimo, os guerreiros da aro 29 puxavam o pelotão morro a cima.
Chegando junto estava sempre o Wesley, conhecidos pelos íntimos como o "tempo". Olha a cara de feliz de quem acabou de subir em uma altitude média de 1500 metros.
Depois de um morro, uma pequena recompensa. A foto fala por si só. Aqui tínhamos uma previa do que estava por vir!
O Jeronimo estava querendo acelerar quado um imprevisto acabou com seus planos. A gancheira partiu ao meio. O desânimo se abateu na galera com a possível desistência do nosso brother.
Chegou o salvador da pátria, Junior com seus anos de experiência como mecânico profissional e atleta. Conseguiu solucionar o problema com competência e criatividade, hahahhah.
Somos suspeitos para falar, mas depois de quase 2KM de Single track com muito muito muito Flow. Ficamos com essas expressões em nossos rostos.
Ao fundo um pouco da montanha que acabamos de desbravar!!!
Até agora rodamos 15KM.
Chegamos ao fim do primeiro trecho, agora nos resta um pedal descida a baixo de 25Km até São Francisco de Xavier.
Para obrigatória para repormos as energias. Cachoeira do Muriqui! São Francisco de Xavier - SP
Agora é hora do almoço! Aqui nossas Bikes também são bem vindas!!!
Agora nos Resta voltar para Monte Verde, mas antes precisamos vencer os 9 KM de subidas!!!
Partimos de São Francisco para acessarmos a famosa trilha do Jorge.
esse trecho é separados por uma estrada com chão batido e cascalho de 5 KM até o começo da trilha.
depois mais 4KM de empurra, desce, pedala, bike nas costas, choro, até o acesso da trilha que leva a Monte Verde.
Dica: Pegue um resgate, não faça como os animaizinhos do Junior e Jeronimo que subiram pedalando. Mas quando digo pedalando eu digo pedalando, média de 9,9KM por hora...
Depois de uma Subida insana, ao chegarmos ao acesso da trilha que da acesso a Monte Verde, fomos mais vez presenteados com uma chuva.
Não conseguimos fazer o registro da descida, estávamos ocupados em descer e curtir os 5km de flows e seus gaps naturais...