Editorial

E finalmente chegou o momento de rever toda a Família do Mountain Bike Enduro. E para isso vamos para a cidade de Mairiporã, para a 2ª etapa do Montanhas Race Enduro. A famosa Serra da Cantareira é palco de competições de MTB desde a década de 90, e ainda hoje serve de refugio para os paulistanos que querem fugir da correria da grande cidade. Ou para despencar morro abaixo, que é o nosso caso.

Materia-7

A equipe Montanhas Race trabalhou duro, e organizou uma prova de tirar o chapéu. Buscando sempre as melhores trilhas e sem medo de experimentar diversas logísticas para que isso ocorra. A etapa de Mairiporã teve um evento com 2 bases, e 6 especiais para o delírio dos atletas, que não mediram esforços para marcar presença. Como é o caso de Javier, que veio do Chile prestigiar o evento.

A primeira base do evento foi a Pousada e Restaurante 5 Lagos, de onde os atletas largavam para o D1, que subia a especial 2 dando assim uma chance aos atletas de reconhecerem a especial que seria cronometrada logo mais. Infelizmente não conseguimos

nos deslocar até a E1 devido a distância. Amém! o nome já dizia tudo, uma pista inclinada e cheio de curvas, que apesar de curta surpreendeu os pilotos mais desatentos. Na Categoria Pro o Mineiro Leonardo Mattioli, mostrou o porque é o líder do campeonato e levou a melhor.

Materia-16

Em pouco tempo os pilotos já estavam prontos para encarar a E2, a especial mais longa da prova. A famosa trilha da Coruja, uma pista rápida, com bastante pedal e vários trechos de Rock Gardens. Exigiu dos atletas um bom preparo físico e muito folego para manter o ritmo até o final. E os mineiros não estão de brincadeira, André Bretas andou forte e colocou mais de 8s em Leonardo Mattioli, mostrando que sua temporada de provas no EWS estão fazendo efeito.

Apos a E2 os pilotos voltaram a base onde rolou um almoço, que mais parecia um almoço de domingo do que uma pausa durante uma prova. Tamanho era o clima de confraternização e curtição do pessoal. Afinal esse é o lema do organizador do evento Thiago Velardi, " Mais do que uma competição, o Montanhas Race é um estilo de vida" afirma Thiago.

Materia-36

Logo apos o almoço os atletas seguiram de carro para a famosa trilha do Saracura, onde ocorreram as primeiras provas de downhill do país. e nossos atletas iriam encará-la com suas bikes de enduro. E para quem pensa que só os homens encarariam uma prova dessas,

Beatriz Ferragi(1) e Stephanie Camargo(2) mostram que são linha dura e deceram a pista do Saracura de igual para igual. Na categoria Pro Masculina temos o terceiro atleta diferente a ganhar uma especial. O local Cleber Cagiano veio para dar um recado aos mineiros, e fechou o dia com chave de ouro colocando 8 segundos de diferença para André Bretas, que termina o dia como líder.

Materia-43

Hoje a base e no famoso Quiosque do Samuca, conhecido pela maioria dos bikers movidos a gravidade da capital. Os pilotos tiveram a chance de fazer uma descida de reconhecimento da E4 - New Vaca, com certeza mais um legado do Montanhas Race! uma pista muito divertida, rápida, com alguns  trechos inclinados e de off-camber, que exigiu técnica para andar rápido. André Bretas levou a melhor seguido por Cleber Cagiano. O novo traçado foi muito elogiado pelos atletas locais. 

Seguimos para e penúltima especial do evento que foi realizada na pista DH42, outra velha conhecida dos locais. Uma pista em meio a mata atlântica que começava com divertidos paredões, e  se tornava super inclinada no final, exigindo toda habilidade para segurar a bike despencando mas andar rápido ao mesmo tempo. Com um final emocionante Cleber Cagiano andou muito forte e colocou mais de 7 segundos para todos os seus adversarios, restava a André Bretas que já se encontrava na pista desbancar o local, e não foi diferente. André mostra o porque e um dos melhores atletas de enduro do Brasil no momento e bate o adversário por apenas 6 décimos, o que fez a galera que estava assistindo a chegada vibrar com tamanha disputa.

Aranha! Esse e o nome da E6 que deixou todos os pilotos pensativos durante o final de semana, pois seria uma especial totalmente as escuras. Apenas os pilotos da categoria Pro tiveram disposição para acelerar no deslocamento e fazer um breve reconhecimento descendo a pista a pé. Uma pista que a principio foi contestada por  alguns pilotos que já a conheciam de antigamente. A trilha da Aranha mais frequentadas pelos jipeiros, é uma erosão em meio a mata nativa com mais de 4 metros de profundidade e com diversas linhas e ondulações, onde para andar rápido era necessário mostrar muita técnica e uma boa leitura de terreno. Mas ao mesmo tempo se mostrava uma das especias mais divertidas, dava ate vontade de pegar a bike e andar. Bretas novamente andou muito forte a abriu 10 segundos de Evandro Soldati que ficou em segundo colocado.

Todos de volta ao Quiosque do Samuca, música rolando, e os pilotos ainda empolgados conversam sobre as especiais que acabaram de enfrentarem mais uma prova

alucinante organizada por toda a equipe do Montanhas Race. Mais uma vez Thiago Velardi mostrou o porque o Montanhas Race está na Vanguarda do Enduro no Brasil e nos proporcionou um final de semana de altas trilhas e muita diversão, sem perder o clima de confraternização e amizade. E Família Montanhas Race continua a crescer.

 

Finalmente chegou a hora da tão esperada "lista dos tempos"... Mostrando que o nível dos atletas está super alto, e a competição se acirrando cada vez mais. As diferenças de tempos foram super pequenas. Na categoria a Pró a diferença entre o primeiro e o quarto foi menos de 1:30 min, para uma etapa onde tivemos cerca de 20 minutos de especiais cronometradas, isso mostra o alto nível em que os atletas estão. André Bretas foi o mais rápido com um tempo total de 18:14.50 seguido por Leonardo Matioli com o tempo de 18:51.70 que segue lider do campeonato, e em terceiro Evandro Soldati com o tempo total de 19:40.00.

2
1
3

Mais Fotos...